quarta-feira, 10 de abril de 2013

Ela é feia!

Quando vi as fotos minha primeira reação foi: nossa, ela é até bonitinha, mas, "peraí", tem algo errado nessas fotos!

Continuei olhando e logo percebi que o que “melhorou” sua fisionomia foi: maquiagem totalmente perceptível e algumas condições tecnológicas para desfocar partes faciais comprometedoras que se não fossem ocultadas sugeririam de imediato a falta de graciosidade natural que quase toda mulher costuma ter em seu semblante.

E continuei observando: cabelo extremamente crespo tipo pixain com um trabalho de alisamento muito mal feito, testa gigantesca e cheia de demarcações que pareciam espinhas ou sei lá o que eram aquilo, talvez os fios nascentes da cabeleira grossa e crespa não tivessem permitido uma boa aplicação da base e do pó facial. Ahh, mas os dentes eram lindos. Belo sorriso, não posso negar, mas é só isso.

Em questão de segundos meu ego narcisista deliciou-se em gargalhadas consecutivas. Típica Raimunda! Pensei. Sem maquiagem aquele rosto não é nada, deve ser por isso  que essa criatura evita tanto de postar fotos em redes sociais. Enquanto ria dos meus pensamentos e daquilo tudo o que aconteceu, eu também refletia: concorrência feminina, novamente os efeitos do Complexo de Édipo dando as caras!

Lembrei-me de nossa última troca de informações na qual ela fazia um esforço enorme para transferir a mim características de sua própria personalidade e ela nem se deu conta disso. Também, com aquele ar de superiodade que ela sempre demonstrava seria impossível ela enxergar alguma coisa além dela mesma. Mas logo percebi que toda aquela ira não passava de uma extrema necessidade de auto-afirmação e uma mega carência afetiva. A culpa dela ser assim era só dela.

Ela disse sentir pena de mim. Pobre coitada, embora eu tivesse ficado inicialmente nervosa, após reler todo o conteúdo da mensagem, passei a sentir apenas dó da criatura. Ela mal sabia que eu tinha acesso a várias informações sobre o seu modo de ser e de agir, informações que nosso amigo em comum havia desabafado em particular, incluindo sua forma mascarada de lidar com todos a sua volta. Quanto mais lia, mais convicta de sua pobreza humana me sentia. E ao passo que todos os acontecimentos anteriores iam se projetando em minha mente, ia me dando conta de que mesmo depois de conviver anos e anos ao lado de uma pessoa tão querida o seu egoísmo e individualismo jamais lhe permitiram conhecer esta pessoa como realmente era.

_Ele é falso e mentiroso! Agora eu sei lidar com isso! Ela afirmou.

_Depois de tanto tempo, finalmente ela abriu os olhos, talvez percebesse a necessidade de mudar de comportamento. Mas egoísta do jeito que é, abriu da forma errada, agora é que ela vai controlar até o ar que ele respira acreditando realmente que essa é a forma correta de lidar com a situação. Pensei e logo em seguida recordei dos desabafos dele:

_Tudo tem de ser do jeito dela, eu não posso fazer nada do meu jeito. É cheia de não me toques, mimada!

O sentimento de dó só aumentava por ela.

Infelizmente, a realidade dessa criatura sempre foi deformada pelas emoções que deturpavam e que ainda deturpam sua memória cognitiva, além de que, a tornam uma pessoa pobre e infeliz pelo simples fato dela querer ser assim. Não bastasse mentir para os outros, ela esqueceu totalmente que a pessoa mais enganada era ela mesma, mentindo e reescrevendo suas experiências para si mesma sempre que conveniente.

Acabei descobrindo que ela não era somente feia fisicamente. Se esse fosse o seu problema ela poderia  resolver tudo isso indo a um bom salão de beleza, eu mesma indicaria um. Mas ela é feia por dentro e seus olhos são voltados apenas para o seu próprio ego, ego que se sustenta numa imagem que não passa de uma grande mentira. Ela não é, nem foi, o que afirma ser.

Dessa experiência, o resultado foi que estou feliz por poder expôr meus pensamentos e sentimentos, estou feliz por ser quem sou e por me assumir como tal.

Estou feliz por poder me olhar no espelho e ver a minha real imagem refletida nele. Estou feliz por não precisar viver em silêncio, fingindo ser quem eu não sou.

Quanto a ela, bem...

Ela é feia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário